Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

CURSO DE EXTENSÃO EM NEUROPSICOLOGIA: AVALIAÇÃO DE MEMÓRIA

Profa. Lidiane A. Klein

 15 de Fevereiro de 2019

A avaliação neuropsicológica é um exame que avalia o funcionamento cerebral, mapeando os domínios cognitivos, como memória, atenção, linguagem, habilidades visuoconstrutivas e funções executivas (planejamento, resolução de problemas, organização, impulsividade, entre outros). Trata-se de integrar e compreender as dimensões, cognitivas, socioculturais, emocionais e funcionais que podem estar interferindo na qualidade de vida do paciente. Serve para definir a natureza e a gravidade de problemas resultantes de lesões ou disfunções cerebrais, identificando as funções cognitivas deficitárias e as que estão preservadas. Por isso, é um exame que auxilia no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e neuropsiquiátricos, no prognóstico, na orientação e planejamento para as intervenções com paciente, familiares e cuidadores.

 

A memória é uma das funções cognitivas mais importantes para a autonomia do indivíduo, e uma das funções de maior relevância na avaliação neuropsicológica. Ela é responsável pela aquisição, armazenamento e evocação das informações. Segundo Baddeley a memória é uma complexa combinação de subsistemas mnemônicos. Podemos considerar a memória em termos de quantidade de tempo o qual as memórias são armazenadas, do tipo de informação a ser lembrada, das etapas do processo de evocação. Toda esta complexidade da função acaba repercutindo na avaliação neuropsicológica caso o profissional não tenha domínio destes conhecimentos básicos para uma avaliação que pressa pela qualidade.

 

Objetivos:

Oferecer recursos para que o participante possa planejar dentro da avaliação neuropsicológica, a avaliação da memória, de acordo com os objetivos, contexto, público alvo. Proporcionar ao participante a compreensão dos mecanismos mnemônicos, estimulando um raciocínio clínico crítico, possibilitando a segurança e autonomia para a melhor utilização dos instrumentos avaliativos. Apresentação dos principais instrumentos utilizados na avaliação de memória.

 

Conteúdo Programático:

- Contexto da avaliação de memória;

- Mecanismos mnemônicos de memória;

- Fatores a se levar em consideração na avaliação de memória;

- Fatores intervenientes à memória;

- Instrumentos avaliativos;

- Análise dos dados da avaliação;

- Elaboração do laudo (síntese dos resultados).

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teórico e Prático).

 

DATA: 15 de fevereiro de 2019 (Sexta-feira)

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 4hs

 

HORÁRIO: 18h00min às 22h00min

                 

PÚBLICO ALVO: psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos e acadêmicos.  

 

NÚMERO DE VAGAS: 40

 

CERTIFICAÇÃO: cursos conferem a certificação de atualização, conforme estabelecido na atual legislação educacional do país regido pelo Art. 44 da Lei Federal nº 9.394/96 do Conselho Nacional de Educação e a marca de qualidade do CIAP Educacional.

 

LOCAL: CIAP Educacional

Endereço: Avenida Amazonas 3355,  - Jardim Clodoaldo - Cacoal

Informações pelo fone: (69) 3443-2669 (69) 98400-2669 (whatsApp)

 

Ministrante:

Lidiane Andreza Klein -  Psicóloga CRP07/22872, Especialização em Neuropsicologia- UFRGS e Mestre em Psicologia e Saúde – UFCSPA, com o projeto intitulado: Mudanças cognitivas e comportamentais em idosos aprendizes de balé. Doutoranda em Ciências da Reabilitação – UFCSPA. Trabalha com capacitações em instituições de longa permanência para idosos e aula em Cursos de Cuidadores de Idosos. Ministra cursos na área de Neuropsicologia. Facilitadora de Oficina de Memória. Trabalha com avaliação psicológica / neuropsicológica e reabilitação neuropsicológica na clínica.

Avaliação da memória 2019.jpg
selo 11 Anos - site.png