top of page

CURSO DE EXTENSÃO: TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL (TDI) – DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO

18 E 19 DE MAIO

Whatsapp-512.png
Inscrição:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

CAPA DESENVOLVIMENTO.jpg

O Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI) também chamado de Deficiência Intelectual, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por uma condição que afeta as funções intelectuais e adaptativas, com dificuldades para atingir habilidades esperadas para a idade. Os sintomas geralmente são bem claros, mas nem sempre o diagnóstico vem cedo. Nos casos leves, os primeiros sinais costumam ser notados somente na idade escolar. Já nos casos moderados ou acima, às vezes é possível perceber os sinais nos primeiros anos de vida.   

O tratamento da deficiência intelectual varia muito de acordo com a função cognitiva do paciente e suas necessidades. Mas, geralmente, os cuidados envolvem uma equipe multidisciplinar, com acompanhamento médico e o trabalho de psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Esse time é primordial para estimular o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e promover qualidade de vida e autonomia.

OBJETIVO GERAL:

Abordar as características e critérios diagnósticos da deficiência intelectual e suas possíveis causas, assim como compreensão do tratamento e intervenções adequadas para necessidade de cada indivíduo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Conceito de inteligência;

  • Funções adaptativas;

  • Critérios diagnóstico do transtorno do desenvolvimento  intelectual;

  • Diagnóstico diferencial;

  • Intervenções.

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teórico e Prático)

 

DATA: 18 e  19 de maio de 2024 (sábado e domingo). 

 

HORÁRIO: 08:00 às 18:00 horas – Sábado

                   08:00 às 12:00 horas – Domingo

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20hs (com atividade complementar)

 

PÚBLICO ALVO: Psicólogos, acadêmicos de psicologia, profissionais atuantes em saúde mental, assistentes sociais, Neuropsicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos, Terapeutas ocupacionais, acadêmicos e demais interessados na área.

 

NÚMERO DE VAGAS: 20

bottom of page