IMERSÃO EM FARMACOLOGIA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

DA PRÁTICA CLÍNICA À CIRURGIA AVANÇADA

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial.

 

PÚBLICO ALVO: Cirurgiões Dentistas.

 

DURAÇÃO:

  • Data: 02 e 03 de Junho - Sábado (das 8:00h às 12h e das 14h às 20h) e Domingo (das 8:00h às 12h).

  • Data: 07 e 08 de Julho - Sábado (das 8:00h às 12h e das 14h às 20h) e Domingo (das 8:00h às 12h).

  • Data: 11 e 12 de Agosto - Sábado (das 8:00h às 12h e das 14h às 20h) e Domingo (das 8:00h às 12h).

 

CARGA HORÁRIA: 60 horas.

 

INÍCIO: 02 de Junho.

 

MINISTRANTE: Profa. Dra. Verônica Cristina Gomes Soares

Doutora em Biologia Funcional e Molecular (UNICAMP)

Mestre em Biotecnologia (UNESP)

Farmacêutica Bioquímica (UNESP)

Pesquisadora da Fundación Carolina Madri (Espanha)

Professora Visitante da Universidade de New York (U.S.A)

Professora Visitante da Universidade de Halle Salle (Alemanha)

Referência em Farmacologia Clínica no Brasil.

 

 

OBJETIVO DO CURSO: Capacitar e habilitar o Cirurgião Dentista sobre os princípios e fundamentos das interações medicamentosas; aprimorar conceitos e aplicações na prática clínica do dia-a-dia, promovendo uma prescrição correta e eficaz. Com as ferramentas da medicina baseada em evidência, o curso fundamenta-se na promoção de saúde amparada em um correto diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças bucais prevalentes, de forma a garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao paciente, aplicando e interligando conhecimentos de anatomia e fisiopatologia ao tratamento farmacoterapêutico.

 

JUSTIFICATIVA: A deficiência do conhecimento dos Cirurgiões dentistas em relação ao assunto requer uma capacitação que vise transmitir um raciocínio lógico a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para melhor compreensão dos mecanismos terapêuticos utilizados no tratamento, na profilaxia e no diagnóstico.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FARMACOCINÉTICA - VIAS DE ADMINISTRAÇÃO: Absorção, biodisponibilidade, distribuição e excreção de drogas e a sua importância na clínica odontológica.

 

FARMACODINÂMICA – MECANISMO DE AÇÃO, EFEITOS COLATERAIS E REAÇÕES ADVERSAS: Relação dose efeito; reações anômalas e efeitos adversos dos medicamentos.

 

SEDAÇÃO E CONTROLE DA DOR: Princípios gerais do uso dos analgésicos; classificação; seleção; prescrição; efeitos adversos; especialidades farmacêuticas; aplicação clínica.

 

ANESTÉSICOS E SUAS IMPLICAÇÕES: Composição da solução anestésica; estrutura dos anestésicos locais; classificação; tipos de soluções disponíveis no mercado (nomes genéricos e comerciais); características das soluções anestésicas; fatores que influenciam as soluções anestésicas locais; seleção da solução anestésica; vasoconstritores, doses dos anestésicos locais; metabolização e excreção das soluções anestésicas; efeitos sobre os sistemas nervoso e cardiovascular.

 

ANTIINFLAMATORIOS: Caracterizar dor superficial e profunda; como combater o fenômeno doloroso; controle do fenômeno inflamatório; mecanismo de ação dos antiinflamatórios. 

 

ANTIBIOTICOTERAPIA: Conceito; princípios gerais do uso correto; classificação dos antimicrobianos. Principais grupos: penicilinas; cefalosporinas; macrolídeos; tetraciclinas, lincosaminas; metronidazol. Em cada grupo será estudado: a seleção; tipos; efeitos adversos; especialidades farmacêuticas; aplicação clínica.

 

PACIENTES ESPECIAIS: Manejo do Paciente Odontológico em Condições Clínicas Especiais (Crianças, idosos e gestantes).