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CURSO DE FORMAÇÃO EM FUNÇÕES EXECUTIVAS: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO - TEÓRICO E PRÁTICO

15 de Junho de 2024    

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As Funções executivas (FE) designam um conjunto de habilidades, incluindo atenção seletiva, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento, monitoramento e memória de trabalho, dentre outros, cuja função é regular e controlar comportamentos orientados a metas.  Mais especificamente, as FE correspondem a um conjunto de habilidades integradas que permitem ao indivíduo direcionar comportamentos a metas, avaliar a adequação desses comportamentos, abandonar estratégias ineficazes em prol de outras mais eficientes e, desse modo, resolver problemas imediatos, de médio e longo prazo.

Há evidências de que estas habilidades seguem distintas trajetórias desenvolvimentais, sendo que algumas ainda estão em pleno desenvolvimento até a idade adulta inicial.

As habilidades associadas às funções executivas são extremamente importantes para o desenvolvimento tal como exemplificado pelo fato de que as diferenças iniciais nas funções executivas prognosticam ao longo do tempo resultados significativos no desenvolvimento, incluindo o desempenho escolar, os comportamentos relativos à saúde e o ajustamento social.

Investir no desenvolvimento das funções executivas têm impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a vida adulta, formando pessoas atentas às suas ações, pensamentos e emoções, contribuindo para uma sociedade mais pacífica e ética.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Atualmente minha área de atuação tem sido avaliação e reabilitação de crianças pré-escolares e escolares. Avaliação e intervenção precoce em crianças com atrasos no neurodesenvolvimento.

 

OBJETIVO GERAL:

Capacitar de forma teórica e prática para avaliação e intervenção das funções executivas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO 1: FUNÇÕES EXECUTIVAS: ASPECTOS TEÓRICOS.

  • Conceito e desenvolvimento das Funções Executivas;

  • Neurobiologia das Funções executivas; 

  • Dificuldades comuns em crianças com alterações nas Funções executivas;

  • Relação das Funções Executivas com a aprendizagem escolar e os impactos ao longo da vida.

 

 MÓDULO 2: AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM PRÉ-ESCOLARES.

  • Funções executivas, socialização, prontidão para aprendizagem e problemas de comportamento.

  • Avaliação das funções executivas: Controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.

  • Intervenções para funções executivas específicas.

 

MÓDULO 3: AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ESCOLARES.

  • Limites e benefícios da avaliação formal;

  • A importância da avaliação para a intervenção;

  • Aspectos teóricos e práticos da avaliação clínica infantil das FE, com embasamento teórico da neuropsicologia cognitiva.

 

MÓDULO 4: INTERVENÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS.

  • Passos envolvidos na intervenção;

  • A eficácia das estratégias de estimulação e reabilitação das Funções executivas;

  • Programas educacionais individualizados;

  • Ensinando Funções executivas para as crianças;

  • Apresentação de jogos e recursos que estimulam funções executivas.

 

MÓDULO 5: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADULTO.

  • Avaliação das funções executivas;

  • Os impactos da disfunção executiva;

  • Intervenções para domínios executivos específicos;

  • Apresentação de jogos e recursos que estimulam funções executivas.

 

MÓDULO 6: FUNÇÕES EXECUTIVAS NOS DIVERSOS TRANSTORNOS: TDAH, TOD, TEAP, TEA e TDI.

  • A importância da avaliação das funções executivas nos diversos transtornos;

  • Relação entre as características dos transtornos e os déficits de Funções executivas;

  • O Impacto das FE no comportamento adaptativos;

  • Intervenção: diminuindo as demandas sobre as funções executivas.

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teórico e Prático)

 

DATAS: 5 e 16 de junho / 20 e 21 de julho  / 17 e 18 de agosto / 20, 21 e 22 de setembro / 18,19 e 20 de outubro / 22, 23 e 24 de novembro.

PÚBLICO ALVO: Psicólogos, Neuropsicólogos,  Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Professores, Acadêmicos e demais interessados na área.

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