CURSO DE FORMAÇÃO EM FUNÇÕES EXECUTIVAS: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO - TEÓRICO E PRÁTICO
15 de Junho de 2024
As Funções executivas (FE) designam um conjunto de habilidades, incluindo atenção seletiva, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento, monitoramento e memória de trabalho, dentre outros, cuja função é regular e controlar comportamentos orientados a metas. Mais especificamente, as FE correspondem a um conjunto de habilidades integradas que permitem ao indivíduo direcionar comportamentos a metas, avaliar a adequação desses comportamentos, abandonar estratégias ineficazes em prol de outras mais eficientes e, desse modo, resolver problemas imediatos, de médio e longo prazo.
Há evidências de que estas habilidades seguem distintas trajetórias desenvolvimentais, sendo que algumas ainda estão em pleno desenvolvimento até a idade adulta inicial.
As habilidades associadas às funções executivas são extremamente importantes para o desenvolvimento tal como exemplificado pelo fato de que as diferenças iniciais nas funções executivas prognosticam ao longo do tempo resultados significativos no desenvolvimento, incluindo o desempenho escolar, os comportamentos relativos à saúde e o ajustamento social.
Investir no desenvolvimento das funções executivas têm impacto na vida social, afetiva e intelectual desde a infância até a vida adulta, formando pessoas atentas às suas ações, pensamentos e emoções, contribuindo para uma sociedade mais pacífica e ética.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:
Atualmente minha área de atuação tem sido avaliação e reabilitação de crianças pré-escolares e escolares. Avaliação e intervenção precoce em crianças com atrasos no neurodesenvolvimento.
OBJETIVO GERAL:
Capacitar de forma teórica e prática para avaliação e intervenção das funções executivas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
MÓDULO 1: FUNÇÕES EXECUTIVAS: ASPECTOS TEÓRICOS.
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Conceito e desenvolvimento das Funções Executivas;
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Neurobiologia das Funções executivas;
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Dificuldades comuns em crianças com alterações nas Funções executivas;
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Relação das Funções Executivas com a aprendizagem escolar e os impactos ao longo da vida.
MÓDULO 2: AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM PRÉ-ESCOLARES.
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Funções executivas, socialização, prontidão para aprendizagem e problemas de comportamento.
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Avaliação das funções executivas: Controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.
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Intervenções para funções executivas específicas.
MÓDULO 3: AVALIAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ESCOLARES.
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Limites e benefícios da avaliação formal;
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A importância da avaliação para a intervenção;
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Aspectos teóricos e práticos da avaliação clínica infantil das FE, com embasamento teórico da neuropsicologia cognitiva.
MÓDULO 4: INTERVENÇÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS.
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Passos envolvidos na intervenção;
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A eficácia das estratégias de estimulação e reabilitação das Funções executivas;
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Programas educacionais individualizados;
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Ensinando Funções executivas para as crianças;
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Apresentação de jogos e recursos que estimulam funções executivas.
MÓDULO 5: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADULTO.
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Avaliação das funções executivas;
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Os impactos da disfunção executiva;
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Intervenções para domínios executivos específicos;
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Apresentação de jogos e recursos que estimulam funções executivas.
MÓDULO 6: FUNÇÕES EXECUTIVAS NOS DIVERSOS TRANSTORNOS: TDAH, TOD, TEAP, TEA e TDI.
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A importância da avaliação das funções executivas nos diversos transtornos;
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Relação entre as características dos transtornos e os déficits de Funções executivas;
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O Impacto das FE no comportamento adaptativos;
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Intervenção: diminuindo as demandas sobre as funções executivas.
MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teórico e Prático)
DATAS: 5 e 16 de junho / 20 e 21 de julho / 17 e 18 de agosto / 20, 21 e 22 de setembro / 18,19 e 20 de outubro / 22, 23 e 24 de novembro.
PÚBLICO ALVO: Psicólogos, Neuropsicólogos, Fonoaudiólogos, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogos, Professores, Acadêmicos e demais interessados na área.