Inscrição:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

CURSO COM ÊNFASE NO ESTADO DE RONDÔNIA

MINISTRADO POR GESTORES PÚBLICOS COM AMPLA EXPERIÊNCIA PRÁTICA

INÍCIO 10 DE AGOSTO| VAGAS LIMITADAS!!!

OBJETIVO GERAL

Os serviços de saúde brasileiros sofrem transformações constantemente. A busca de soluções para os problemas de um sistema de saúde e a reestruturação do mesmo são trabalhos difíceis, porém, necessários. Estudar e entender a organização e o funcionamento do sistema de saúde (SUS) no que se refere a gestão da rede assistencial, organização entre os níveis de atenção, direções e os caminhos que percorrem os usuários dos serviços no Estado de Rondônia, resumem os objetivos. Proporcionar o desenvolvimento de competências, técnicas e ferramentas de gestão, possibilitando aos profissionais uma atuação mais efetiva no contexto das organizações onde estão inseridos, garantindo assim um serviço de excelência e comprometimento à população e usuários.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os valores, os princípios e os direitos que norteiam o sistema e as políticas públicas de saúde no Brasil;   o desenho institucional, os principais mecanismos de gestão, ferramentas de planejamento, organização dos serviços, financiamento, controle e regulação da rede assistencial do SUS; Identificar a oferta e demanda dos serviços de saúde, caracterizando a trajetória do usuário nos distintos níveis de atenção do SUS do Estado de Rondônia; Reconhecer as especificidades, fluxos, redes e ações dos serviços de saúde nos diferentes níveis de atenção que compõem o Estado do Rondônia.

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial

 

DURAÇÃO: 15 Meses

 

INÍCIO: 10 de AGOSTO de 2019.

 

LOCAL: CIAP Educacional, Av. Amazonas, 3355, Jardim Clodoaldo, Cacoal - RO

 

PÚBLICO ALVO: PÚBLICO-ALVO

Profissionais das áreas da Saúde, Humanas e Exatas (Médicos, Odontólogos, Farmacêuticos, Biomédicos, Biólogos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Nutricionistas, Advogados, Químicos, Matemáticos, Contadores, Economistas, Administrador de Empresas e demais interessados na área.)

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 360hs

 

CONTEÚDO: Saúde Pública no Brasil, Análise Financeira e Orçamentária no Setor Público, Atenção Primária a Saúde, Gestão Financeira e Orçamentária do Setor Público, Licitações Públicas, Gestão em Programas de Saúde, Gestão Estratégica e Técnicas de Planejamento Orçamentário, Atenção Especializada e Hospitalar, Noções de Direito Administrativo, Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Aquisição e Logística de Abastecimento de Insumos, Sistemas Informatizados em Saúde, Auditoria em Saúde Pública, Elaboração de Projetos e Execução de Convênios, Gestão de Pessoas no Setor Público.

 

CORPO DOCENTE:

Francisco Lopes Fernandes Netto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (2007) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Atualmente é Controlador Geral do Estado de Rondônia - CGE/RO. Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia - CORECON/RO e Auditor Fiscal do Estado de Rondônia de Carreira-SEFIN/RO. É Ex-Diretor Executivo da Superintendência Estadual de Compras e Licitações - SUPEL/RO. Ex-Assessor Técnico da Procuradoria Geral do Ministério Público de Contas-MPC/TCERO. Ex-Técnico de Controle Externo (atual Auditor) na área de Ciências Econômicas do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia - TCERO. Ministra a disciplina de Estatística Aplicada a Administração na qualidade de Professor Colaborador do Departamento de Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

 

Adelson Maia Junior

Possui graduação em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração (2003) e Especialista em Saúde Coletiva pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - HRAC/ USP (2005), Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru FOB/USP. Doutor em saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP. Foi Coordenador do Departamento de Atenção Básica do Município de Ariquemes-RO (2011-2012), Secretário Municipal de Saúde do Município de Ariquemes - RO (2012), Coordenador da Câmara técnica da IV Regional de Saúde de Ariquemes (2009-2012), Secretário Municipal de Saúde do Município de Monte Negro - RO (2013). Foi Docente da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, nos cursos de Enfermagem, Farmácia e Psicologia, ministrando aulas de Saúde pública, Saúde Coletiva, Saúde Ambiental e Epidemiologia. Coordenou o Programa de Pós-Graduação da Instituição. Coordenou o curso Técnico em Prótese Dentária da Faculdade Visão Educacional de Monte Negro- RO. Ministrou a Disciplina de Bioética no programa de pós-graduação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo - HRAC/ USP (2014). Atualmente é docente pela Faculdade Bauru e Instituto de Ensino Superior de Bauru- IESB.

 

Ricardo de Souza Rodrigues

Formado em direito, em 2002, foi procurador geral do Município de Ariquemes. Também foi secretário municipal de segurança e trânsito e coordenador do fundo municipal de saúde. Em 2008, ingressou na Academia de Polícia Civil e tomou posse no ano seguinte como delegado de polícia. Trabalhou como delegado titular na 2ª e 1ª DP de Ariquemes. Em janeiro de 2011 assumiu o cargo de secretário adjunto de segurança com a posse de Confúcio Moura no governo de Rondônia. Em dezembro de 2012 assumiu a titularidade da Secretaria de Estado da Saúde.

 

Fabricio Smaha

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Possui MBA em Gestão em Saúde pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra (FAEST/UNISERRA), foi professor da Faculdade de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes (FAEMA), professor das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAr), diretor de assistência farmacêutica do Estado de Rondônia, diretor do Laboratório Municipal de Ariquemes, coordenador técnico na Secretaria de Estado da Saúde, Secretário de Saúde do Município de Ariquemes.

 

CRONOGRAMA (sujeito a alterações):

1O e 11/08/2019, 14 e 15/09/2019, 19 e 20/10/2019

09 e 10/11/2019, 14 e 15/12/2019, 18 e 19/01/2020, 15 e 16/02/2020, 14 e 15/03/2020, 18 e 19/04/2020

16 e 17/05/2020, 20 e 21/06/2020, 11 e 12/07/2020.

HORAS: 1 encontro mensal. Sábado das 8:00 às 22:00hs.  Domingo das 8:00 às 12:00hs

Gestão em Saúde Pública - Agosto 2019.jp
selo 11 Anos - site.png