ESPECIALIZAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA CLÍNICA: AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO

TURMA 5

INÍCIO: 13 DE MARÇO 2021

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JUSTIFICATIVA:

 

Sendo a neuropsicologia uma ciência nova, multidisciplinar do ramo das neurociências. Sua compreensão das funções cognitivas e mentais é estudada através do funcionamento metabólico cerebral – neurobiologia. Portanto, trata-se de uma ciência que emprega não somente dados interpretativos das funções mentais, mas enfatiza todo o processo etiológico desse funcionamento – sendo hoje amplamente corroborada por estudos empíricos.

A origem da Neuropsicologia é mais antiga do que se imagina. Na antiguidade os homens já se preocupavam em estudar a relação entre o cérebro e o comportamento, sugerindo explicações para as diferenças comportamentais e possíveis déficits.

“O enfoque primordial da neuropsicologia está na investigação das alterações cognitivas mais sutis e estende-se ao campo da reabilitação” (MADER-JOAQUIM, 2010, p. 48).

 

Apesar de todo o empenho de pesquisadores e dos neurocientistas, o desenvolvimento da Neuropsicologia só ocorreu de forma significativa, no Brasil, a partir da última década do século passado. Alguns acontecimentos foram marcos nesse desenvolvimento: em 1989 foi criado a Sociedade Brasileira de Neuropsicologia, que conseguiu consolidar os diferentes laboratórios de pesquisas da área e poder ser um elo de informações e conhecimentos para pessoas da área e outros profissionais. Posteriormente, houve a criação e consolidação de laboratórios e grupos de pesquisas sediados em grandes Universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Minas Gerais, dentre outras.

 

Algo que salienta o crescimento da Neuropsicologia no Brasil é a quantidade de títulos literários na área. Na década de 1990 existiam pouquíssimos títulos que tinham a neuropsicologia como assunto principal; a partir do ano 2000 tivemos a publicação de diversos livros com conteúdos de pesquisas brasileiras – inclusive validações de instrumentos neuropsicológicos – e também livros traduzidos.

 

Há uma busca por constante pela pós-graduação, na área de Neuropsicologia. Seu caráter pesquisador e inovador, além da multidisciplinaridade que propõem, fazem com que seja um campo de interesse e aperfeiçoamento para os profissionais da área de educação e saúde. Hoje tem-se pesquisas em Neuropsicologia nos mais diferentes campos de atuação. 

 

OBJETIVOS:

 

Geral:

Especializar psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e educadores físicos com conhecimentos teóricos e práticos em Neuropsicologia, sob o olhar interdisciplinar.

 

Específicos:

1 - Atualizar e instrumentalizar esses profissionais através de conhecimentos teóricos e técnicos, para o atendimento interdisciplinar em Neuropsicologia;

2 – Proporcionar a prática em avaliação  e reabilitação;

3 – Incentivar a produção científica em Neuropsicologia.

 

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teóricas e Práticas)

 

DURAÇÃO: 18 meses (01 ano e 06 meses)

 

INÍCIO: 13 de Março de 2021.

 

PÚBLICO ALVO: Psicólogos.

 

VAGAS: 40

 

NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 30

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 504hs

 

UNIDADES DE ESTUDO:

 

MOD. I – FUNDAMENTO HISTÓRICO E DEFINIÇÕES CONCEITUAIS EM NEUROPSICOLOGIA: Introdução ao estudo da neuropsicologia – histórico e conceitos; Principais teóricos e precursores. O olhar interdisciplinar e integrador. A neuropsicologia no Brasil. O enfoque avaliativo: psicometria e neuropsicometria.

 

MOD. II – NEUROANATOMIA FUNCIONAL: compreensão das funções cerebrais. Fundamentos de anatomia básica: sistema nervoso central e periférico. Compreensão das subdivisões cerebrais. Entendimento do funcionamento do encéfalo, suas partes, funções e principais responsabilidades de ações – Cérebro, lobos cerebrais, cerebelo, sistema límbico, bulbo, medula, córtex cerebrais, giros, sulcos, corpo caloso... 

 

MOD. III – FUNÇÕES NEUROPSICOLOGICAS I: atenção, funções executivas, memória e inteligência.

 

MOD. IV – FUNÇÕES NEUROPSICOLOGICAS II: visuo-percepção e visuo-construção, funções motoras, praxia, gnosia e fundamentos em lateralidade. 

 

MOD. V – NEURODESENVOLVIMENTO I: Fundamentos neurobiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento desde a concepção aos 16 anos. Principais transtornos neuropsiquiátricos e déficits neurológicos.

 

MOD. VI – NEURODESENVOLVIMENTO II E III: Fundamentos neurobiológicos e neuropsicológicos do adulto. Principais transtornos neuropsiquiátricos e déficits neurológicos. Fundamentos neurobiológicos e neuropsicológicos do idoso. Principais transtornos neuropsiquiátricos e déficits neurológicos.

 

MOD. VII – METODOLOGIA DA PESQUISA EM NEUROPSICOLOGIA: Fundamentos em pesquisas quantitativas e qualitativas, diferentes métodos e tipos de pesquisa. A fundamentação base das analises de dados. Elaboração de um projeto de pesquisa em neuropsicologia.

 

MOD. VIII – FUNDAMENTOS HISTORICOS, DEFINIÇÕES E CONCEITOS EM AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGIA E REABILITAÇÃO: Processos históricos da avaliação neuropsicológica. Aprendizagem sobre os principais teóricos. Fundamentos em psicometria e a neuropsicometria. Questões éticas e legais sobre o uso de instrumentos de avaliação e atividades de testagem.

 

MOD. IX – FUNÇÕES NEUROPSICOLOGICAS E METODOS DE AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO I - Aula teórica e pratica sobre as funções neuropsicológicas: atenção, funções executivas, memória e inteligência. Tópicos especiais de avaliação dessas funções.

 

MOD. X – FUNÇÕES NEUROPSICOLOGICAS E METODOS DE AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO II- Aula teórico e pratica sobre as funções neuropsicológicas: visuo-percepção e visuo-construção, funções motoras, praxia, gnosia e fundamentos em lateralidade. Tópicos especiais de avaliação dessas funções.  

 

 

MOD. XI – AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA INFANTIL - Protocolo básico e principais testes neuropsicológicos para avaliação neuropsicológica infantil.

 

MOD. XII – AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA ADULTO - Protocolo básico e principais testes neuropsicológicos para avaliação neuropsicológica do adulto.

 

 

MOD. XIII – AVALIAÇÃO NEUROPSICOLOGICA IDOSO - Protocolo básico e principais testes neuropsicológicos para avaliação neuropsicológica do idoso.

 

MOD. XIIII – REABILITAÇÃO SOB O OLHAR INTERDISCIPLINAR - Compreender a avaliação neuropsicológica em seu caráter interdisciplinar. Conhecer principais técnicas e saber diferenciar os papeis integradores dos diferentes profissionais que atuam em reabilitação. O enfoque do neuropsicólogo no atendimento reabilitador.

 

MOD. XV – REABILITAÇÃO NEUROPSICOLOGICA EM TRANSTORNOS PSIQUIATRICOS - Compreender o papel da reabilitação neuropsicológica nos transtornos psiquiátricos. Formulação de protocolo e metas terapêuticas. Aprendizagem das principais estratégias de intervenção e seu caráter reabilitador. 

 

MOD. XVI – REABILITAÇÃO NEUROPSICOLOGICA EM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM -Compreender o papel da reabilitação neuropsicológica nos problemas de aprendizagem. Formulação de protocolo e metas terapêuticas. Aprendizagem das principais estratégias de intervenção e seu caráter reabilitador. 

 

 

MOD. XVII – REABILITAÇÃO COGNITIVA E FUNDAMENTOS EM ATIVIDADES DE VIDA DIARIA -Compreender o papel da reabilitação cognitiva. Formulação de protocolo e metas terapêuticas. Aprendizagem das principais estratégias de intervenção e seu caráter reabilitador. Compreender e conhecer sobre as atividades de vida diária e promover entendimento do caráter reabilitador dessas funções diárias. 

 

 

MOD. XVIII – ESCRITA DE LAUDOS E RELATÓRIOS NA PERSPECTIVA NEUROPSICOLOGICA - Treino teórico e pratico sobre a escrita da neuropsicologia. Estudo e compreensão das resoluções existentes sobre a ética na escrita e nos termos usuais. Compreender a diferença de uma avaliação neuropsicológica de outras avaliações diversas.

 

 

 

MATERIAL:

Os materiais didático-pedagógicos contemplam, basicamente:

1. Conteúdos de estudo;

2. Atividades individuais e em grupo;

3. Atividades de comunicação e interação;

4. Indicações bibliográficas.

 

 

HORAS: 1 encontro mensal, 20hs/mês - Sábado das 08:00 às 20:00hs.  Domingo das 08:00 às 13:00hs.

 

 

PROFESSORES CONVIDADOS:

 

Doutor Thiago Strahler Psicólogo, doutor em ciências da saúde pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Atua como Psicólogo e Pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, enfocando principalmente as seguintes áreas: Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Ciência Cognitiva e Terapias Cognitivas. Atualmente seus principais temas de pesquisa são: Avaliação Neuropsicologia, Uso de Video Game e outras Tecnologias para Reabilitação, TDAH, Controle Inibitório e Técnicas de Terapias Cognitivas.

Doutor Giuliano Emerenciano Ginani. Professor universitário na área de Neurofisiologia, Neuropsicologia, Neurociências, Metodologia Científica e Estatística na UNIAMÉRICA. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005) e mestrado (2009) e doutorado (2014) em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente realiza Especialização em Educação Médica na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Foz do Iguaçu.

Doutor José Neander Silva Abreu Psicólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1993); Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (2007). Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, atuando na graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia. Pós-doutor pela Université du Luxembourg e The University of York, com bolsa CAPES. É Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP - 2016-2018) e membro do Grupo de Trabalho em Avaliação Cognitiva e Neuropsicológica da ANPEPP. Membro da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia. Vice-Diretor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (2014-2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia, testes, TDAH e memória e atenção.

Doutor Roberson Geovani Casarin  Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil(2017) Professor Titular da Faculdade de Educação e Meio Ambiente , Brasil

Doutoranda Chrissie Ferreira de Carvalho. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2010). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia (POSPSI - UFBA) na linha de Psicologia do Desenvolvimento e atualmente doutoranda do POSPSI-UFBA realizando doutorado Sanduíche no depertamento de Psicologia - Harvard University. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Neuropsicologia.Pesquisa os efeitos neuropsicológicos em crianças da exposição ambiental de metais como manganês, mercúrio e chumbo. Atualmente está desenvolvendo um Programa de Estimulação das Funções Executivas e da Autorregulação em ambientes escolares vulneráveis como projeto de doutorado. Participa da equipe de validação e normatização do NEPSY-II, uma bateria de Avaliação Neuropsicológica do Desenvolvimento.

Doutoranda Larissa de Souza Salvador. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina, UFMG. Mestre pelo PPG-Neurociências. Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Colaboradora da equipe do Ambulatório de Pesquisa sobre a Neuropsicologia das Dificuldades Matemáticas e Síndromes Genéticas (LND-UFMG). Integrante do grupo de pesquisa sobre Treinamento de Pais (LND-UFMG). Tem interesses em neuropsicologia do desenvolvimento, genética, terapia cognitivo-comportamental.

Mestre Thais Dell’Oro. Psicóloga e mestre em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tenho interesse na área da Neurociência Cognitiva. Integrante do Laboratório de Investigações em Neurociência Clínica (LINC-INCT-MM-UFMG).

Mestre Fernanda Maria Franco Bacharel em Psicologia e psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004) e mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela mesma universidade (2007). Docente nos Centros Universitários UNA e UniBH e na Polícia Militar de Minas Gerais. Possui experiência na área de Psicologia das Diferenças Individuais, com ênfase em técnicas de exame e avaliação psicológica em personalidade e inteligência, e no ensino de Psicologia em nível superior. 

Meste Júlia Silva. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia do Desenvolvimento. Tem interesse em transtornos de aprendizagem, principalmente em dislexia e discalculia. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em andamento em Saúde da Criança e do Adolescente. Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente.

Mestre Marcelo Clemente. Mestre em Educação e Saúde na Infância na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília - UnB e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santa Marina. Possui graduação em Pedagogia (Licenciatura Plena) com habilitação em Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio, Magistério das Séries Iniciais da Educação Fundamental e Magistério da Educação Infantil pelo Centro Universitário Sant'Anna (São Paulo/SP). Mediador Licenciado no Programa de Enriquecimento Instrumental ( Nível I e II) pelo Feuerstein Institute - Jerusalém/Israel. Atuou como Coordenador pedagógico do SENAC, junto ao Programa Estadual de Qualificação Profissional - PEQ da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo e como Coordenador Pedagógico da área de TI do Senac. Docente de Comportamento e Postura Profissional do Curso de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no setor bancário da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), Professor das disciplinas: Inclusão - Aspectos Éticos, Políticos e Educacionais; Pedagogia Empresarial, Pedagogia do Terceiro Setor, Fundamentos da Educação Infantil do curso de Pedagogia do Centro Universitário UniSant'Anna

Mestre Virginia Nunes Viana. Possui Graduação em Psicologia e Mestrado em Neurociências. Atualmente atua como Psicóloga colaboradora no Centro de Treinamento e Referência de Doenças Infecto Parasitárias (CTRDIP) Orestes Diniz, em projetos de avaliação neuropsicológica em pacientes com HIV/aids e de intervenção para adesão a medicação anti retroviral. Possui interesse nos seguintes temas: neuroinfecção por HIV, adesão a medicação antirretroviral, neuropsicologia, métodos quantitativos em psicologia, psicologia experimental, reabilitação, treinamento de pais, educação, eficácia de programas de terapia e terapia cognitivo- comportamental.

 

 

Mestre Gésica Borges Bergamini. Filiação Institucional: Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Faculdade de Ciências Biomedicas de Cacoal  (FACIMED). Discente do Curso de Pós-graduação em Psicologia da UNIR. Especialista em Neuropsicologia Clinica pelo CPHD. Especialista em Neurociência e Psicopedagogia pela UCAM. Especialista em Gestão de Saúde Mental pela UCAM. Especialista em Matematica Financeira e Estatistica pela UCAM. Especialista em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela UCAM. Especialista em Psicomotricidade. Psicologa pelo ILES/ULBRA – PVH. Atua como psicóloga clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental em clínica particular. Na área de Neuropsicologia atua com avaliação e reabilitação em clinica particular e pesquisa. Coordenadora do Grupo de Apoio Pense Magro. Docente convidada do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR/SENAD/UNIR). Coordenadora e Fundadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Neuropsicologia do Estado de Rondônia. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e Federação Brasileira de Terapia Cognitiva. Membro fundadora do Grupo de estudo em Terapia Cognitiva do Estado de Rondônia.

Mestranda Gizele Alves Martins. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Neurociências da UFMG. Pesquisadora no Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND). Membro da equipe do Ambulatório de Pesquisa sobre a Neuropsicologia das Dificuldades Matemáticas e Síndromes Genéticas (NÚMERO). Tem interesse em Cognição Matemática, Neuropsicologia geriátrica e das demências, Reabilitação Neuropsicológica, Transtornos de Aprendizagem e do Desenvolvimento e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Mestranda Lidiane Klein.  Psicóloga. Experiência em Avaliação Neuropsicológica , reabilitação cognitiva e psicoterapia cognitivo comportamental. Vivencia com psicoterapia breve. Experiência na área clínica hospitalar. Especializanda em Neuropsicologia UFRGS/ Mestranda Psicologia e Saúde UFCSPA

Especialista Caio Setúbal. Psicólogo. Especialista em Neuropsicologia e Gestão em Saúde Mental. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Hospitalar, Clínica Psicológica e Psicopedagogia Clínica. Atua com a abordagem cognitiva, direcionada a desenvolvimento das habilidades para vida, treinamento de habilidades sociais e alta performance nos estudos e trabalho.

Especialista Lara de Sá Leitão. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). É Pós Graduada em Neuropsicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar, com reconhecimento pelo Concelho Federal de Psicologia - CFP. É professora e Coordenadora da Prática Clínica do Curso de Especialização em Neuropsicologia Clínica do Instituto de Neuropsicologia Aplicada - INAP há mais de 10 anos. Experiência de docência, ministrando várias disciplinas na área das Neurociências em graduação e pós graduação, no estado de Pernambuco e em outros estados brasileiros. Atuação clínica em avaliação e reabilitação neuropsicológica.

Especialista Vanessa Merlen Faleiros Ferraz Graduada em Medicina pela Faculdade Aparício Carvalho (2013) e em Fisioterapia pela Universidade de Ribeirão Preto (2001), com especialização em Psiquiatria e Biomecânica do Aparelho Locomotor com enfâse em Neurologia. Atualmente médica na área de psiquiatria no Hospital de Base Ary Pinheiro, no CAPS Três Marias, na Penitenciária Federal de Rondônia e professora/preceptora da disciplina de Psiquiatria na Faculdade São Lucas.

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