ODONTOLOGIA

INTENSIVA E HOSPITALAR

CURSO INÉDITO EM RONDÔNIA (Aperfeiçoamento)

24 DE OUTUBRO 

JUSTIFICATIVA:  É a área da Odontologia que atua junto a pacientes que necessitem de assistência em ambiente hospitalar (internados ou não). Tem como objetivos a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças orofaciais, diagnóstico e tratamento de manifestações bucais das doenças de base ou dos efeitos colaterais dos seus respectivos tratamentos.

 

No ambiente hospitalar, a área de atuação é muito abrangente, englobando a ambulatório, enfermaria, centro cirúrgico, unidade de terapia intensiva e pronto atendimento. O atendimento domiciliar e em clínicas também são inseridos neste contexto, assim como atividades de gestão e educacionais.

 

Neste contexto, o maior nível de complexidade exigido para atendimento desses pacientes faz com que o cirurgião-dentista se integre de forma direta nas equipes multiprofissionais no âmbito hospitalar. Quando se fala em Odontologia integrada em uma equipe multiprofissional, deve-se ter em mente a abordagem do paciente como um todo, e não somente nos aspectos relacionados aos cuidados com a cavidade bucal. Entre as várias atribuições dos cirurgiões-dentistas nos hospitais, podemos destacar a redução de focos de infecção que podem trazer agravos sistêmicos aos pacientes. Com essa redução, podemos ter qualidade na sobrevida, menor tempo de internação, racionalização do uso de antibióticos e medicações, diminuição da necessidade de exames complementares, incremento significativo à assistência aos pacientes internados e melhor atendimento aos pacientes com doenças que necessitam de preparo odontológico prévio a procedimentos hospitalares.

 

Preconiza-se que o cirurgião-dentista deva estar preparado para o atendimento odontológico de pacientes no âmbito hospitalar, pois são específicos e diferentes da rotina do seu consultório. Tendo em vista que o aluno da graduação em Odontologia não tem essa disciplina na sua grade curricular, a capacitação para o manejo destes pacientes se faz necessária (fonte: CRO-SP).

 

A busca pela redução de infecções e doenças sistêmicas causadas pela proliferação de microrganismos presentes na cavidade oral são ações resultantes de trabalho multiprofissional em ambiente hospitalar. Neste cenário, a presença do cirurgião-dentista e a busca por cuidados referentes às condições bucais de pacientes que se encontram neste ambiente é uma nova realidade encontrada em muitas cidades e estados do Brasil, e tem se tornado fundamental para a promoção, prevenção e minimização de alterações e manifestações bucais de pacientes hospitalizados. 

 

Dentre as áreas de atuação do profissional habilitado em Odontologia Hospitalar destacam-se aquelas relacionadas com: a) a atuação em equipes multiprofissionais, interdisciplinares e transdisciplinares na promoção da saúde baseada em evidências científicas; b) a assistência Odontológica aos pacientes críticos, em regime de internação, ambulatorial, domiciliar, urgência e emergência; c) a aplicação do conhecimento adquirido na clínica propedêutica, diagnóstico, indicações e uso de evidências científicas; e d) a integração em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde em ambiente hospitalar. (fonte: Revista da ABENO • 17(2):68-75, 2017).

 

OBJETIVO: Qualificar os Cirurgiões Dentistas conforme as diretrizes das Resoluções 162 e 163/2015 do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial.

PROGRAMA RESUMIDO:

1-Odontologia em Terapia Intensiva e Hospitalar; 
2-Exames e Protocolos; 
3-Atuação Odontológica no Paciente com Comprometimento Sistêmico;
4- Princípios de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial; 
5-Princípios de Infectologia e Controle de Infecções; 

6-Princípios de Especialidades Médicas;
7-Farmacologia Intensivista e Hospitalar; 
8-Capacitação em Suporte Básico de Vida.

PREVISÃO DE INÍCIO: 24 de Outubro.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 180h.

 

PÚBLICO ALVO: Cirurgiões Dentistas e Acadêmicos de Odontologia que buscam o conhecimento técnico e científico embasados na prática que queiram atuar no ambiente hospitalar.

 

DURAÇÃO: 8 Meses.

 

VAGAS: 30

 

PERIDIOCIDADE: Mensal (Sábado e domingo).

 

LOCAL: CIAP Educacional, Av. Amazonas, 3355, Jardim Clodoaldo, Cacoal - RO.

 

COORDENADORA: Profa. Ms. Alayana Flávia Matuda Calixto

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UNB). Especialista em Odontopediatria pelo Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Especialista em PNE - Portador de Necessidades Especiais (SLMandic). Especialista em Saúde Pública (FACIMED). Especialista em Perícia Criminal e Ciências Forenses (FUNORTE). Possui Habilitação em Odontologia Hospitalar (CEMOI). Coordenadora do Curso de Habilitação em Odontologia Intensiva e Hospitalar (CIAP). Professora do Curso de Perícia Criminal e Ciências Forenses (CIAP).

 

DIFERENCIAIS:

  • Instituição de credibilidade no mercado atuando a mais de oito anos na área da saúde;

  • Professora de renome do estado com ampla experiência em odontologia intensiva e hospitalar;

  • Maior e mais completa instituição de pós-graduação do Estado de Rondônia com instalações modernas e confortáveis;

  • Estacionamento de fácil acesso;

  • Salas de aula amplas e modernas;

  • Material didático;

  • Coffee break completo;

 

CERTIFICAÇÃO:

Certificado de Aperfeiçoamento em Odontologia Intensiva Hospitalar.

Aperfeiçoamento_Odontologia_Intensiva_-

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

selo 11 Anos - site.png