CURSO DE EXTENSÃO EM PSICOTERAPIA DO LUTO:

MORTES SÚBITAS E/OU VIOLENTAS

29, 30 e 31 DE MARÇO DE 2018

 

VAGAS LIMITADAS!

De acordo com Kübler-Ross, o psicólogo precisa desenvolver competências e habilidades para atuar frente ao trabalho de enlutamento.

A perda enquanto rompimento de vínculo afetivo causa um sofrimento intenso no ser humano. O luto e o desapego envolvem vivências específicas a cada indivíduo, e detalhes como a formação do apego, a intensidade do vínculo, quem era a pessoa apegada e a forma como se deu a morte, o momento no ciclo vital entre outros são determinantes no processo e por isso podem alterar a expressão da dor.

Buscamos a reumanização do momento do morrer e do processo do luto, mas consideramos como especiais enquanto sintomatologia do luto as mortes repentinas, tais como acidentes, assassinatos e outras, causadoras de maior índice de Luto Complicado.

A perda pode ser agravada quando a vítima tem entre 20 e 45 anos, idade em que ocorre o maior número de mortes súbitas, pois a morte prematura pode impedir a continuidade da geração e encerrar projetos e expectativas de futuro, um legado transgeracional.

A intenção neste estudo é observar a dor do luto frente à morte violenta, os sintomas

do luto, a vida das famílias que seus filhos, jovens adultos e, habilitar profissionais da saúde a intervir neste tipo de enlutamento.

 

Objetivo: Compreender o processo de enlutamento na situação de mortes súbitas e/ou violentas, bem como ter noções de intervenção psicoterapêuticas.

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teórico e Prático).

 

DURAÇÃO: 01 módulo.

 

DATA: 29, 30 e 31 de Março.

- quinta-feira: das 17h às 21h.

- sexta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

- sábado: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

CARGA HORÁRIA TOTAL: 20hs

 

PÚBLICO ALVO: Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Assistente Social, acadêmicos e interessados na área.

NÚMERO DE VAGAS: 35

 

DOCENTE:

Profa. MS. Elione Figueiredo de Arruda  CRP 18/00638

Mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP, Especialista em Psico-Oncologia pelo Instituto Sedes Sapientiae SP, Psico-oncologista com Certificação de Distinção de Saber em Psico-Oncologia, concedida pela Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, Especialista em Terapia Sistêmica de Família e Casal pela UNIFESP, psicóloga clínica do Hemocentro MT – SESMT, Terapeuta do Luto pelo LELu – Laboratório de Intervenções sobre o Luto da PUCSP, docente do Curso de Psicologia da Faculdade de Psicologia UNIC por 5 anos.
 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. A perda da imortalidade

  2. Formação e rompimento dos vínculos afetivos: Teoria do Apego

  3. Teoria Geral dos Sistemas

    • Fases do Sistema Familiar

  4. Luto

    • Determinantes do luto

    • Tarefas do Luto

    • Recursos para a intervenção

  5. Morte Súbita e/ou violentas: Luto Complicado

    • Diagnosticando Luto Complicado

    • Tipos de Luto Complicado

    • Padrões Especiais

  6. Doando os órgãos: uma reflexão sobre o comportamento da família enlutada

CERTIFICAÇÃO: cursos conferem a certificação de atualização, conforme estabelecido na atual legislação educacional do país regido pelo Art. 44 da Lei Federal nº 9.394/96 do Conselho Nacional de Educação e a marca de qualidade do CIAP Educacional.

Pré-Inscrição:

Parabéns! Sua mensagem foi recebida.

selo 11 Anos - site.png