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ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

TURMA 6

INÍCIO: 24 DE JULHO 2021

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Especialização em TCC - Stories Julho 20

JUSTIFICATIVA:

 

Diante da emergente necessidade da ampliação e do aprofundamento dos temas estudados na graduação é preciso que os alunos partam em busca de uma especialização. Desta maneira almejam subsídios para sua atuação no mercado de trabalho de maneira a dar-lhes mais conhecimento, segurança e consequentemente mais eficiência com relação à sua atividade.

A Terapia Cognitivo Comportamental é considerada  como o método mais eficiente de psicoterapia no mundo, em relação a sua cientificidade, compreender a pratica clinica da Terapia Cognitiva é fundamental para qualquer profissional da área de saúde mental.                                                                                                         

Sua eficácia é comprovada por estudos controlados e realizados mundialmente, sendo considerada a maior descoberta desse século no campo de tratamento da saúde mental.                                                        

Compreender e entender a Terapia Cognitiva e sua prática clínica é fundamental para os profissionais que atuam no campo do atendimento clínico, ou no apoio de atendimentos e acolhimento relacionado a essa área.

 

Para a CAPES a pós-graduação tem como “objetivo imediato (...) proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico profissional, impossível de se adquirir no âmbito da graduação.” (http://www.capes.gov.br/duvidasfrequentes/62-pos-graduacao/3018-o-que-e-pos-graduacao. Acesso em 07 de dez. de 2012).

 

Desta forma, especializar-se é fundamental para o bom desempenho profissional de quem pretende esse outro lugar. A pós-graduação do CIAP EDUCACIONAL em Terapia Cognitivo Comportamental é a oferta que vem preencher essa lacuna, possibilitando aos alunos de graduação um conhecimento a mais, um plus na sua formação, uma formação extra, que viabiliza ao aluno aliar conhecimento e competência na gestão de sua profissão.

 

Assim, este curso procura atender à demanda teórico-prática, a partir de uma configuração com parte da carga horária voltada à teoria e parte voltada à prática, elucidando todo o processo Psicoterápico, seu contexto histórico, técnicas, planejamento e tratamento, possibilitando ao aluno a compreensão das diferentes formas de atuação no atendimento a crianças, adolescentes e adultos.

 

 

OBJETIVOS:

  • Especializar profissionais de diferentes áreas sobre a Terapia Cognitiva em seu contexto teórico e prático

no direcionamento de Aaron Beck e seus seguidores.

 

  • Mostrar e fomentar a Terapia Cognitiva como psicoterapia integrada e cientificamente fundamentada de teoria, princípios e técnicas;

  • Correlacionar conhecimentos teóricos de outras abordagens com a prática e conceitos da Terapia Cognitiva.

  • Promover, para os alunos psicólogos, a prática em Terapia Cognitiva com o intuito de proporcionar-lhes aprofundamento no uso prática na aplicação dos tratamentos e prevenções de uma ampla gama de transtornos psicológicos.

 

 

MODALIDADE DE OFERTA: Presencial (Teóricas e Práticas)

 

DURAÇÃO: 18 meses

 

INÍCIO: 24 de Julho de 2021.

 

PÚBLICO ALVO: PÚBLICO-ALVO Psicólogos.

 

VAGAS: 40

 

NÚMERO MÍNIMO DE ALUNOS: 30

 

CARGA HORÁRIA TOTAL: 544hs

 

PROFESSORES CONVIDADOS:

Pós Doutora Marilda Emmanuel Novaes Lipp Psicóloga pela American University. Mestre e PhD. pela George Washington University. Pós doutorado com bolsa da FAPESP em stress social realizado no National Institute of Healt dos EUA. Presidente Emérita da Associação Brasileira de Stress, membro do Conselho Científico da ABQV. Diretora presidente do Instituto de Psicologia e controle do Stress (IPCS). Presidente eleita da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (2015-2017). Membro do Conselho da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas – ALAPCO. Autora de 25 livros na área da Psicologia.Atuou como professora titular da PUC Campinas e Editora Chefe da Revista Estudos de Psicologia. É uma autoridade internacional na área de stress, tendo sido incluída no livro “2000 Outstanding Scientists of the 20th Century” pela sua contribuição no campo de “researchand treatment of stress” publicado pelo International Biographical Centre de Cambridge, Inglaterra.Foi presidente da Associação Brasileira de Stress e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV. Recebeu o prêmio “Personalidade do Ano”, em 2012, oferecido pela ABQV.Tem vasta experiência na área de stress e qualidade de vida no Brasil, Estados Unidos, China e Europa É autora/co-autora de mais de 100 artigos científicos. Orientou, até o momento, 72 Teses de Mestrado e Doutorado sobre o stress. Conduz pesquisas e treinamentos, profere palestras e assessora algumas das maiores empresas no Brasil nas áreas de stress, produtividade, bem estar e qualidade de vida. Responsável científica pela implantação de programas de controle do stress nas Secretarias de Segurança Pública dos Estados de Mato Grosso, Sergipe, Ceará e Tocantins.

 

 

Pós Doutora Tânia Rudnicki. É psicóloga. Pós-Doutorado em Psicologia da Saúde pelo ISPA (Instituto de Psicologia Aplicada, Lisboa/PT) como bolsista pela Capes Foundation Ministry of Education Of Brazil - Brasília/DF Brazil. Possui Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre e Especialista em Psicologia Clínica com experiência na área da saúde e hospitalar, trabalhando principalmente os seguintes temas: tratamento psicológico com ênfase no comportamento e cognição relacionados à doença crônica, adesão, estresse, auto-eficacia e lócus de controle, psico-oncologia, crescimento pós-traumático e psicologia positiva. Pesquisadora Associada da UIPES (Unidade de Investigação em Psicologia da Saúde – ISPA, Lisboa/PT). Possui experiência na área de formação profissional em Psicologia e em prevenção e tratamento psicológico. É membro do Grupo de Trabalho em Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (GTANPEPP). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar (SBPH) Gestão 2005-2007. Membro do Conselho Consultivo Permanente da SBPH. Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Stress (ABS) Gestão 2009-2011. Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar do Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento/RS. Professora convidada do AtualPsi, especialização em Terapia Cogntivo-Comportamental, Florianopolis/SC. Terapeuta Cognitiva certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas FBTC

 

Dr Bernard Pimentel Rangé graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) (1971), Mestrado em Psicologia Teórico Experimental pela PUC-Rio (1975) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Foi professor da Pontifícia Universidade Católica de 1972 a 1993, tendo dados aulas de Terapia Comportamental, História da Psicologia, Psicologia Geral e Experimental (Aprendizagem) e Psicologia Geral e Experimental (Motivação e Emoção) além de ter sido coordenador do curso de graduação e coordenador do Serviço de Psicologia Aplicada e depois Diretor do Departamento de Psicologia em dois mandatos. Em 1994 começou a dar aulas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e supervisão nessa área. Deu o primeiro curso de Terapia Cognitiva na Brasil, em 1991, em Maceió. Deste curso publicou três artigos no Jornal Brasileiro de Psiquiatria que passaram a render convites para cursos sobre TCC em todo o Brasil até nos dias atuais, tanto na área de psiquiatria como na de psicologia. É especialista em Terapia Cognitiva pelo Beck Institute, da Philadelphia, EUA. Foi Presidente-Fundador da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC), Vice-Presidente-Fundador da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, posteriormente denominada Federação Brasileira de Terapias Cognitivas, em função de terem sido criadas inúmeras associações regionais de terapias cognitivas. Foi também fundador da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO), tendo sido Presidente dela em duas oportunidades. Em 2002 começou a fazer parte do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado. Tem participado de bancas de mestrado e doutorado no IP, no Instituto de Psiquiatria (IPUB), da UFRJ, na PUC-Rio, na UERJ, na USP-SP, na PUCRS, na UEP etc. Tem experiência na área de psicoterapia, com ênfase em Intervenção terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia cognitivo-comportamental de transtornos da ansiedade, entre eles transtorno de pânico, agorafobia, transtorno da ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social e fobias específicas, disfunções sexuais, transtorno bipolar, transtorno depressivo maior, transtorno distímico, abuso e dependência de álcool e drogas. É organizador de vários livros referenciais de TCC desde 1988, sendo que o livro Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais é um livro de referência na área, sendo recomendação bibliográfica em vários concursos em que a TCC seja assunto. Tem escrito também inúmeros artigos em revista nacionais e internacionais, além de capítulos em livros de outros pesquisadores brasileiros e latino-americanos. Publicou, juntamente com Angélica Borba, um livro sobre tratamento cognitivo-comportamental do transtorno de pânico e da agorafobia, em versões para terapeutas e pacientes, juntamente com um vídeo disponível no youtube. Mais recentemente tem se dedicado ao estudo de mindfulness (atenção plena) não só nos atendimentos como em apresentações em congressos e cursos. A Federação Brasileira de Terapias Cognitivas criou um prêmio com seu nome para dar credibilidade aos melhores trabalhos de iniciação científica, de monografias de conclusão de curso, de monografias de cursos de especialização, de distrações de mestrado e de teses de doutorado defendidas no Brasil. 

 

Dra Carmem Beatriz Neufeld. possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha, Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP da Universidade de São Paulo - USP, onde atua na área da Terapia Cognitivo-Comportamental e na área de Psicopatologia da infância e da adolescência. Integra o Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Departamento de Psicologia da mesma Universidade e Coordena o Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental - LaPICC. Participa do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis / SINAES) como Avaliadora Institucional e de Curso de Graduação. É presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC) - Gestão 2011/2013, reeleita para Gestão 2013/2015. Integrou o Comitê Gestor do Núcleo Regional da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) Paraná (2007/2008). Atuou como Docente e Supervisora Clínica em Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento na área de Terapia Cognitiva. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Formação Profissional em Psicologia e em Prevenção e Tratamento Psicológico, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia Cognitiva, Psicologia Cognitiva, Psicologia Experimental, Processos Cognitivos, Memória e Emoção e Psicopatologia. Bolsista Produtividade do CNPq.

 

 

Dra Ilana Andreatta.  Doutora em Psicologia. Mestre em Psicologia Clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental certificada pela FBTC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e da Graduação em Psicologia na Unisinos. Coordenadora do grupo de pesquisa Intervenções Cognitivo-Comportamentais: Estudo e Pesquisa (ICCep).

 

Dra Lina Sue. Psicóloga voluntária no AMBAN-IPq-HCFMUSP (2012). Psicoterapeuta no Nucleo de-stress (SP-2015). Especialista em TCC (CETCC-SP-2013). Certificada em Terapia Cognitiva Processual (2012). Aprimorada em Transtornos Alimentares (AMBULIM-IPq-HCFMUSP-2008). Professora de Terapias Cognitivas no Curso de Formação e Especialização no CETCC-SP (2012). Professora convidada no ICTC-SC(2013). Professora de Terapias Cognitivas no curso de graduação em psicologia da UNIP-SP(2009). Experiência em Orientação Profissional e Orientação de Carreira, no tratamento de Obesidade, Comer Emocional e acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica e Transtornos Alimentares, e no tratamento de Transtornos de Humor, Transtornos de Ansiedade e Transtorno do Estresse Pós-Traumático.

Doutor Thiago Strahler Psicólogo, doutor em ciências da saúde pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo. Atua como Psicólogo e Pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, enfocando principalmente as seguintes áreas: Avaliação Neuropsicológica, Reabilitação Neuropsicológica, Ciência Cognitiva e Terapias Cognitivas. Atualmente seus principais temas de pesquisa são: Avaliação Neuropsicologia, Uso de Video Game e outras Tecnologias para Reabilitação, TDAH, Controle Inibitório e Técnicas de Terapias Cognitivas.

Doutorando Gustavo Marcelino Siquara. Graduado em Psicologia pela UFRB. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - UFBA. Com o doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFBA). Atualmente está como Professor Substituto na Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Especialização em Saúde Mental. Estuda e faz pesquisa nas áreas de Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Neurociências cognitiva, comportamental e do desenvolvimento, pesquisando sobre Memória Operacional e suas relações com a aprendizagem e as emoções. É integrante do Grupo de Pesquisa Neuropsicologia Clinica e Cognitiva (NEUROCLIC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Cognitiva, Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Reabilitação Cognitiva, Transtornos de Aprendizagem, Paralisia Cerebral, DCNT´s e Terapia Cognitivo - Comportamental e Transtornos de aprendizagem. Ministra aula na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge).

 

Mestre Gésica Borges Bergamini. Filiação Institucional: Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Faculdade São Paulo (FSP). Discente do Curso de Pós-graduação em Psicologia da UNIR. Especialista em Neuropsicologia Clinica pelo CPHD. Especialista em Neurociência e Psicopedagogia pela UCAM. Especialista em Gestão de Saúde Mental pela UCAM. Especialista em Matematica Financeira e Estatistica pela UCAM. Especialista em Educação Inclusiva e Neuropsicopedagogia pela UCAM. Psicologa pelo ILES/ULBRA – PVH. Atua como psicóloga clínica na abordagem Terapia Cognitivo-Comportamental em clínica particular. Coordenadora do Grupo de Apoio Pense Magro. Docente convidada do Centro Regional de Referência para Formação Permanente sobre Drogas (CRR/SENAD/UNIR). Coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Neuropsicologia do Estado de Rondônia. Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia e Federação Brasileira de Terapia Cognitiva. Membro fundadora do Grupo de estudo em Terapia Cognitiva do Estado de Rondônia.

 

Mestre Virgínia Nunes Viana. Possui Graduação em Psicologia e Mestrado em Neurociências. Atualmente atua como Psicóloga colaboradora no Centro de Treinamento e Referência de Doenças Infecto Parasitárias (CTRDIP) Orestes Diniz, em projetos de avaliação neuropsicológica em pacientes com HIV/aids e de intervenção para adesão a medicação anti retroviral. Possui interesse nos seguintes temas: neuroinfecção por HIV, adesão a medicação antirretroviral, neuropsicologia, métodos quantitativos em psicologia, psicologia experimental, reabilitação, treinamento de pais, educação, eficácia de programas de terapia e terapia cognitivo- comportamental.

 

Mestre Fernanda de Almeida Ribeiro. Filiação Institucional: Pontifica Universidade Catolica do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Psicóloga Clínica realizando atendimentos de crianças, adolescentes e adultos na abordagem cognitivo comportamental. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela IWP Centro de Psicoterapia Cognitivo Comportamental. Mestranda do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva da PUCRS.

 

Mestre Aneron de Avila Canals

Médico Psiquiatra. Mestre em Psicologia Clínica. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Terapeuta de Casais e família. Diretor Clínica do InTCC. Coordenador do Núcleo de Sexualidade e do Núcleo do Comportamento Alimentar do InTCC.

 

Mestre Claudia Cabral.  Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Rondônia (2009). Mestre em Psicologia, pelo Programa de Mestrado Acadêmico - MAPSI, da Universidade Federal de Rondônia (2012), no qual pesquisou a correlação entre Habilidades Sociais e o consumo de álcool por adolescentes. Atualmente é servidora da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia e compõe a equipe técnica da Coordenação Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Atua na gestão pública, especificamente na Política Estadual de Saúde Mental; atua como psicoterapeuta cognitivo-comportamental e é integrante do Projeto de Pesquisa Treinamento de Habilidades sociais no contexto da promoção da saúde (UNIR/PET-Saúde/Ministério da Saúde).             

 

Mestre Débora Fava. Mestre em Cognição Humana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professora de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva na infância e adolescência em diversos estados do Brasil. É coordenadora do Curso de Formação em Terapia Cognitiva na Infância e Adolescência da ELO - Psicologia & Desenvolvimento. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (IWP) e Psicologia Clínica (Conselho Federal de Psicologia), tem formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College (EUA). Trabalha como psicoterapeuta em consultório particular, assessoria a escolas infantis onde desenvolve treinamento e capacitação de professores sobre desenvolvimento socioemocional e manejo de comportamento. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Clínica da Infância. Terapeuta Certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), atualmente é membro da Comissão de Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil, atuando na Subcomissão de Infância e Adolescência. Organizadora do livro "A prática da psicologia na escola: Introduzindo a abordagem cognitivo-comportamental" (Editora Artesã, 2016).

 

 

UNIDADES DE ESTUDO:

  • Histórico e conceitos fundamentais em TC; Principais teóricos; Fundamentos entre a teoria e a prática;

Compreensão de cognição e emoção. Bases das funções cognitivas.

  • Vida e Obra de Aaron Beck; Compreender o pensamento do autor para correlacionar sua visão teórica;

Tríade cognitiva e TC aplicada à depressão. Vida e obra de Judith Beck e suas principais contribuições. Origem teórica da TC. 

  • Desenvolvimento teórico da TC; Sua visão dentro da saúde mental; erros cognitivos; construção de

crenças; pensamentos automáticos e técnicas de autoconhecimento. Reestruturação cognitiva e abordagem de resolução de problemas.

  • A prática clínica em TC; Reestruturação cognitiva e abordagem de resolução de problemas. Estruturação

de sessões. Planejamento e intervenções. Avaliação objetivo em clínica. Conceituação Cognitiva. Tópicos especiais em avaliação do Estresse.

  • Fundamentos em pesquisas quantitativas e qualitativas, diferentes métodos e tipos de pesquisa. A

fundamentação base das análises de dados. Elaboração de um projeto de pesquisa em Terapia Cognitiva.

  • Práticas Inovadores em TCC na Clínica em Saúde Mental: Práticas inovadoras em TCC. Promover reflexão

teórica e prática sobre as mudanças na pratica clinica devido aos avanços da Psicologia baseada em evidências. Diferentes formas de atuação clínica e aplicabilidade das TCC’s em outras áreas com enfoque na saúde mental.

  • Tópicos em Clínica com enfoque na terceira onda: fundamentos teóricos e práticos da terceira onda

cognitiva. Terapia de esquemas. Mindfulness. Terapia de Aceitação e Compromisso. Hipnoterapia Cognitiva. Psicologia Positiva.

  • Tópicos específicos em Clínica: técnicas e intervenções no atendimento clínico de crianças na perspectiva

cognitiva - comportamental. Principais transtornos na infância e condutas específicas da infância.   

  • Tópico Especial em Clínica com adolescentes: Técnicas de atendimento clínico em TCC aplicado em

adolescentes. Processo de avaliação e intervenções cognitivas. Possibilidades de atendimento individual e grupos. Principais demandas em clínica de adolescentes.  

  • TCC aplicada ao contexto da saúde e hospitalar: fundamentos teóricos e práticos no atendimento em

psicologia hospitalar com ênfase em TCC; procedimentos e técnicas para atendimento em urgência e emergência no Hospital Geral e condições patológicas especificas.

  • Modelo Cognitivo de Psicopatologia: Desenvolvimento teórico da TC; Sua visão dentro da saúde mental;

Compreensão do Modelo Cognitivo Psicopatológico. Erros cognitivos; construção de crenças; pensamentos automáticos e técnicas de autoconhecimento.

  • Fundamentos teóricos e práticos no atendimento aos transtornos de humor. A visão da TC nos

transtornos de Humor. Analise de crenças e estruturação de pensamento.

  • Avanços e Desafios no Tratamento dos Transtornos de Ansiedade: Proporcionar maior conhecimento e

reflexão sobre os transtornos de ansiedades, os desafios e estratégias de atendimento para uma atuação de excelência; Capacitar e atualizar o profissional atuante em saúde mental sobre as novas práticas e desafios no tratamento dos transtornos de ansiedade. 

  • Fundamentos teóricos e pratico no atendimento aos transtornos Alimentares. A visão da TC nos

transtornos Alimentares. Analise de crenças e estruturação de pensamento.

  • Fundamentos teóricos e pratico no atendimento aos transtornos de personalidade. A visão da TC nos

transtornos de personalidade. Analise de crenças e estruturação de pensamento.

  • Fundamentos teóricos e pratico no atendimento a dependência química. A visão da TC na dependência

química. Analise de crenças e estruturação de pensamento.

  • Terapia Cognitiva aplicada em Grupo: Fundamentos teóricos e práticos no atendimento em grupo baseado na TC

  • Terapia Cognitiva aplicada ao atendimento familiar e de casal. Técnicas, avaliações e procedimentos clínicos.

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